Há cerca de 35 anos nasceram os tapetes Hortense, uma marca de produção de Tapetes de Arraiolos criada por Maria Hortense, então com 19 anos de idade.
O final dos anos 80 é marcado pela divulgação da marca em diversas frentes: Promoção da marca e deste produto regional, além-fronteiras, nomeadamente nos E.U.A; Participação em feiras e exposições; Abertura de primeira loja, em Cascais.
Em meados dos anos 90 dá-se a abertura da segunda loja da marca na terra de origem dos tapetes, Arraiolos. A criação deste espaço dá-se com algum arrojo, mas com confiança, dado nessa altura já existiam cerca de 20 lojas na vila.
Sempre com muito trabalho, a partir de 2009, Maria Hortense regressa à promoção internacional do seu trabalho, tendo como ponto mais alto o ano de 2015, quando entrega pessoalmente um tapete especial ao Papa Francisco, na Praça de São Pedro.
Em 2016, por iniciativa de Maria hortense, é proposto à Carris a criação de um elétrico totalmente decorado com ponto de Arraiolos. A proposta foi aceite e desde final desse ano que entrou em circulação um elétrico turístico com uma réplica do tapete de Arraiolos oferecido ao Papa Francisco e no exterior do veículo a decoração baseia-se na representação de azulejos portugueses do século XVII
A marca Tapetes Hortense não tem segredos de produção. Desde o primeiro dia que a dedicação de Maria Hortense Canelas e da sua equipa de artesãos fazem a diferença pelo empenho de todo o seu esforço, alegria e paixão na produção de cada tapete e demais produto regionais.